O Criativo e o Criativoso
Achei esse texto muito bom, resolvi postá-lo:
O Criativo e o Criativoso.
Temos debatido freneticamente sobre publicidade que vende e publicidade que não vende. E isso nos leva em seguida ao grande dilema: qual a diferença em se usar a criatividade sem se perder no criativoso.
Publicidade que não vende, seja ela na consolidação da marca, seja promovendo produtos, seja na institucionalização de serviços, não é comunicação. Publicidade não é arte. Publicidade pode ser feita com arte para que seu desempenho e seus resultados sejam mais intensos. Mas quando isso beira ao desrespeito, a invasão, ao nefasto, a arte pela arte, ao criativoso, é dinheiro que estamos colocando pela janela.
A relação criatividade versus publicidade é muito simples. Publicidade para gravar, armazenar, registrar, necessita de investimentos em mídia. A idéia de um anúncio, um jingle, um filme para a televisão, enfim, de uma peça publicitária diferenciada e original, que use recursos modernos e atrativos, aborde as mesmas questões de sempre de uma forma distinta, sugere que economizaremos recursos que estariam sendo aplicados na mídia. A criatividade é um formato e uma habilidade que leva o consumidor a reter a informação do comercial com um número menor de inserções e com maior facilidade.
Sabemos também que atualmente os indicadores das mídias convencionais para consolidação e fidelização da marca são cada vez mais baixos. Existindo inclusive uma migração para um marketing mais alternativo como o viral. Tudo que a publicidade busca é um conteúdo forte, simples, redondo. Algo que não pare, mas vá além e possa prosseguir seu caminho através do boca-a-boca. Que em outras palavras é o grande elogio para uma comunicação que foi realizada com estratégia e consciência.
Conseguir mídia espontânea e gratuita seja em jornais, revistas ou tv, ou mesmo em blogs tem sido outro grande desafio da criatividade. Não é preciso pagar ninguém para escrever posts que mascarem um jabá por baixo dos panos que todo mundo identifica. Basta propor algo criativo e realmente interessante que veremos nossa informação viver um sem fronteiras.
A comunicação está a serviço do marketing e não ao contrário. A publicidade está a serviço da comunicação e não ao contrário. A criatividade tem que estar a serviço da publicidade ou estamos patrocinando a frustração de criativos de agências que desejavam ver suas obras em museus, cinemas, livrarias.
FONTE: Administradores.com.br