GRANDES FRASES PUBLICITÁRIAS: ----- Não é só no futebol que é bom dar um passeio na Argentina. (Tam Viagens) ----- Se ficar parado fosse bom, a melhor parte da balada seria a fila. (Ford - Corsa) ----- Cartão-Postal. O único presente que é melhor mandar do que receber.(Havaianas) ----- Duas razões prováveis para uma noite mal dormida: um colchão muito ruim ou uma mulher muito boa. (Colchões Ortobom) ----- Apressado come cru, pra dar tempo de repetir. (restaurante japonês Madame Butterfly) ----- Férias é uma palavra que está sempre no plural porque ninguém quer tirar uma só. (TAM Brasil). ----- Ainda bem que Isaac Newton não nasceu no Brasil. Imagine descobrir a lei da gravidade debaixo de um coqueiro" (TAM Brasil). ----- Conversa. Uma das poucas coisas que você pode jogar fora sem dó. (CitiBank). ----- Pai só podia ser mesmo um cara parecido com você. Afinal, não era qualquer um que você deixaria sair com a sua mãe. (TACO – Dia dos Pais). ----- Se flores fossem melhores do que jóias, a noiva jogava a aliança e não o buquê. (Joalheria Bergerson). ----- Segurança, conforto, estabilidade. Tudo que uma mulher procura em um homem e um homem procura em um carro. (Peugeot 307) ----- O que engorda mesmo não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal. (Cia.Athlética). ----- Surfar é como voltar a ser criança. Você tem até que aprender a ficar em pé de novo. (Petrobrás – campanha de patrocínio). ----- Quando o campo é pobre, a esperança vem morrer na cidade. (Campanha de despedida de agência mineira que chegou a falência). ----- Se uma boa alimentação é importante para a sua vida, imagine para seu gato, que tem sete. (Guia Nossos Bichos)

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Publicidade "criativa" vende mais?



Criatividade é o Adjectivo nas Comunicações de Marketing

Em Moçambique, devido ao estágio de desenvolvimento da indústria publicitária, a publicidade (em grande parte) tem ainda o primitivo objectivo de apenas informar o consumidor. São às dezenas os anúncios que invadem a televisão e os jornais diariamente com displays de produtos, prateleiras filmadas em sequência e um nome com endereço no fim. Em muitos casos até se coloca o telefone, o fax e a caixa postal.

Mas informar não é suficiente, sobretudo se queremos vender e fazer sobressair a nossa marca ou o nosso produto em relação à concorrência. Hoje a publicidade vai muito além da informação das características do produto. Ela tem sobretudo que conquistar e persuadir o consumidor. Com isso se podem conquistar consumidores fieis às vezes para a vida. É aí onde entra a emoção. O factor de decisão na hora da compra é mais motivado pela emoção do que pela razão. E isso é devido principalmente à simpatia e motivação que temos em relação a uma certa marca. Prova disso é a estratégia mundial da Colgate comunicando a sua marca com as gerações mais novas, conquistando e fidelizando seus consumidores desde cedo.

É impossível descrever a emoção e o sentimento com um texto lógico. Foi feita uma pesquisa com dois produtos. Vários grupos entravam numa sala e tinham de provar duas marcas de bebida já conhecidas. A bebida x e a bebida y. O que eles não sabiam é que as duas garrafas continham exactamente a mesma bebida dentro da embalagem. O resultado é que 70% dos consumidores acabaram preferindo a bebida y explicando que sem dúvida era melhor. Como se explica isto se o produto era exactamente o mesmo e só a embalagem era diferente? Pelo branding da embalagem. Pela emoção que eles tinham em relação à marca y.

O pior que pode acontecer a uma marca é cair na "mesmice". Os ingleses chamam-lhe o "Me too branding". É fácil para os marqueteiros verem uma campanha publicitária a ter efeito e quererem copiar a sua estratégia criativa. O que acontece é que acabamos com um monte de campanhas copiando-se umas às outras e dando aos consumidores um panorama cinzento de conceitos iguais sem diferença.

Mas, o que é a publicidade criativa? Publicidade Criativa é a capacidade de resolver um problema que é a necessidade de um briefing do cliente (anunciante) de uma forma interessante, pertinente e inovadora a nível de comunicação.

E para fazer isso não é preciso ser nenhum génio. Uma vez li, não me lembro onde, que "génio é uma pessoa comum fazendo alguma coisa que gosta muito." Ou seja, para se fazer publicidade criativa e que traga resultados, em primeiro lugar é preciso ter uma paixão pela comunicação.

É como conquistar uma namorada. Ninguém jamais conquistou somente informando do género: "Eu sou o fulano, tenho tantos anos, faço isto…" Não chega. É preciso charme para vender.

Segundo Bill Bernbach, um dos grandes inimigos da publicidade criativa e, consequentemente, dos próprios anunciantes pode ser a pesquisa, a pré-testagem de conceitos e ideias. As pessoas ficam tão preocupadas em saber quais as tendências que se esquecem que podem criar, mudar e até influenciar essas tendências.

Publicidade criativa é aquela que vende de uma forma formidável a marca dos anunciantes. Publicidade criativa é o adjectivo na comunicação.

Imagine-se um anúncio para o dia das mães e que você gostaria de anunciar um perfume. Então escrevíamos dois títulos (dois headlines) para o mesmo anúncio. No primeiro: "Ofereça hoje um perfume à sua mãe." No outro: "Ofereça um perfume a uma sogra que você adora: a da sua mulher!" Qual dos dois anúncios você acha que teria mais resultado? (Este anúncio não existe. Escrevi estes dois títulos apenas para provar o ponto.)

O humor, o inesperado, a simplicidade, a comparação, o apelo sexual são apenas alguns dos caminhos criativos para vender uma marca.

E por falar em apelo sexual em publicidade…Criatividade em publicidade não é apenas nos conteúdos das mensagens. Criatividade pode e deve ser também na forma como se manipula a mídia. Por exemplo, vi recentemente no Brasil um outdoor para a revista Playboy numa avenida que ao contrário de todos os outros outdoors que são deitados, este estava na vertical. Tinha a fotografia da capa da revista desse mês e uma frase: "Até o cartaz ficou de pé" Era um anúncio para a edição desse mês da revista. Publicidade criativa vende mais porque ela comunica as mesmas vantagens de um produto, só que de uma forma irresistivelmente deliciosa para o consumidor. Que acaba conquistado

FONTE:http://www.agora.co.mz/default.htm