GRANDES FRASES PUBLICITÁRIAS: ----- Não é só no futebol que é bom dar um passeio na Argentina. (Tam Viagens) ----- Se ficar parado fosse bom, a melhor parte da balada seria a fila. (Ford - Corsa) ----- Cartão-Postal. O único presente que é melhor mandar do que receber.(Havaianas) ----- Duas razões prováveis para uma noite mal dormida: um colchão muito ruim ou uma mulher muito boa. (Colchões Ortobom) ----- Apressado come cru, pra dar tempo de repetir. (restaurante japonês Madame Butterfly) ----- Férias é uma palavra que está sempre no plural porque ninguém quer tirar uma só. (TAM Brasil). ----- Ainda bem que Isaac Newton não nasceu no Brasil. Imagine descobrir a lei da gravidade debaixo de um coqueiro" (TAM Brasil). ----- Conversa. Uma das poucas coisas que você pode jogar fora sem dó. (CitiBank). ----- Pai só podia ser mesmo um cara parecido com você. Afinal, não era qualquer um que você deixaria sair com a sua mãe. (TACO – Dia dos Pais). ----- Se flores fossem melhores do que jóias, a noiva jogava a aliança e não o buquê. (Joalheria Bergerson). ----- Segurança, conforto, estabilidade. Tudo que uma mulher procura em um homem e um homem procura em um carro. (Peugeot 307) ----- O que engorda mesmo não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal. (Cia.Athlética). ----- Surfar é como voltar a ser criança. Você tem até que aprender a ficar em pé de novo. (Petrobrás – campanha de patrocínio). ----- Quando o campo é pobre, a esperança vem morrer na cidade. (Campanha de despedida de agência mineira que chegou a falência). ----- Se uma boa alimentação é importante para a sua vida, imagine para seu gato, que tem sete. (Guia Nossos Bichos)

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Dia do Cliente




No ano de 2006 eu através de um grupo de palestras que estava organizando tive a oportunidade de conhecer o Senhor João Carlos Rego. Um profissional exemplar que apoia a ética na comunicação e que criou feitos além dos limites da publicidade. Mais muito mais do que um grande profissional João é um idealizador sem limites, além de ser uma grande pessoa. João criou o Dia Do Cliente comemorado todo dia 15 de setembro.
Relato para você a entrevista que pude realizar.

PA (Publicidade no Ato): O que é o Dia do Cliente?

João: No calendário de efemérides, existem datas para se omemorar de tudo: datas internacionais (Dia da Paz, Dia da Mulher, Dia do Trabalho), datas oficiais do Brasil (Tiradentes, Independência, República), datas religiosas (Páscoa, Natal), datas comerciais (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Criança), homenagens a categorias profissionais, simbolismos e até datas curiosas (Dia do Goleiro, Dia do Encarcerado, Dia da Mentira).
As datas do calendário comercial são aquelas largamente exploradas pelo Comércio, Indústria, Meio Publicitário e Mídia. São amplamente divulgadas e acabam se traduzindo em oportunidades de negócios, estimulando o consumo e colaborando para a manutenção e geração de milhares de postos de trabalho.
Não havia no calendário de efemérides uma data especial para se homenagear o Cliente.
Ora, o Cliente é a única razão de ser da existência de TODOS os produtos e serviços, de TODAS as empresas, de TODAS as profissões e de TODOS os postos de trabalho DO MUNDO. É justo, pois, que esta figura seja homenageada em uma data especial. E com uma grande diferença: enquanto outras datas atingem públicos específicos, O DIA DO CLIENTE atinge a todos,sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos Clientes de alguém e todos nós dependemos de Clientes para sobreviver.
O DIA DO CLIENTE está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente.
A intenção é a de transformar O DIA DO CLIENTE numa data forte e expressiva no calendário comercial, ensejando novas oportunidades de negócios. Todos os dias devem, ou pelo menos deveriam ser “Dia do Cliente”, mas agora ele tem uma data especial: 15 de setembro – O DIA DO CLIENTE !


PA:Mas todos os dias não são Dia do Cliente?

João: Ora, todos os dias não são, também, Dia das Mães ? Dos Pais? Da Mulher? Dos Namorados ? Claro que sim. Mas isso não impede que as mães, os pais, os namorados, a mulher tenham datas específicas de comemoração,componham "Calendário
Comercial" e isto se traduza em grande volume de negócios e em geração de emprego e renda. Todos os dias não são, também, "Dia da Pátria"? Mas temos nosso 7 de setembro. Todos os dias são dia de Cristo, mas reverenciamos o Natal e a Páscoa.
Então, todos os dias são sim, ou pelo menos deveriam ser, "Dia do Cliente", mas agora os Clientes também têm seu dia mais do que especial - 15 de setembro O DIA DO CLIENTE.


PA: Por que foi escolhido o dia 15 de setembro para a comemoração ?

João: Para não concorrer com outras datas e comemorações já consolidadas. Como a intenção é a de que O DIA DO CLIENTE seja festejado em todo o Brasil, era preciso levar em consideração as festas e promoções já existentes em todo o País. Setembro era o único mês do ano em que não havia nada no Calendário
Comercial. Além disso, havia um hiato nas comemorações do segundo semestre: férias – Dia dos Pais – setembro – Dia da Criança – Natal. É, também, uma singela homenagem a uma figura muito especial, que é um exemplo na construção de um atendimento de qualidade e no respeito aos Clientes: o Comandante Rolim, ex-presidente da TAM, que nasceu num dia 15 de setembro.


PA:Não é nada fácil um cidadão comum conseguir transformar uma idéia sua em uma lei, mesmo em sua própria cidade.Como você fez para conseguir tantos projetos e em tantos diferentes lugares?

João: Primeiramente, grandiosas doses de paciência, persistência e capacidade de ouvir “nãos” e, principalmente, de ser ignorado. (o que mais dói é a indiferença, é não ter, pelo menos, uma resposta). Como não dispunha de recursos, nem página na Internet, nem assessoria de imprensa e muito menos agência de
propaganda, o que me restava era lutar com o que tinha – um velho microcomputador, telefone, conexão discada para a Internet e criatividade. Escrevi artigos com a minha idéia e enviei para publicação em diversos sites na Internet. Comentei sobre a
iniciativa, colhendo opiniões, em algumas listas de discussão das quais participo.
Incluí o tema e as informações em minhas palestras e treinamentos.
No mais, fui “garimpando” os contatos, um a um, em pesquisas na Internet. São três anos “varando madrugadas”. Envio centenas de mensagens todos os dias. Porém, meu índice de retorno é da ordem de 0,5%, ou seja, para obter uma única resposta tenho de mandar 200 mensagens. Assim, consegui o primeiro projeto, que foi na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, trancado até hoje por um pequeno problema de redação. Dessa forma, consegui a primeira aprovação, que foi na cidade paulista de Santa Cruz do Rio Pardo, até onde sei, a primeira cidade do mundo a ter O DIA DO CLIENTE como uma data integrante do Calendário Oficial de Eventos. Lá, todos os Vereadores assinaram a proposição da lei. Graças ao Deputado Estadual Luís Fernando Schmidt (PT/RS), consegui a apresentação do projeto na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com a aprovação, ficou mais fácil apresentar um caso concreto em outras localidades. Um fato curioso, e relevante, é que em cada lugar o projeto foi apresentado por Parlamentar de partido político diferente, o que demonstra que o Projeto do DIA DO CLIENTE não tem nenhuma conotação política, ideológica ou partidária. Tanto é assim, que também em São José dos Pinhais-PR o projeto teve a assinatura de todos os Vereadores e na Assembléia Legislativa de Minas Gerais o projeto teve a assinatura de todos os Líderes de Bancada.


PA: O que uma empresa ganha comemorando O DIA DO CLIENTE ?
João: O primeiro ganho é na imagem institucional, pois o ser humano é propenso a lembrar-se mais facilmente daquelas organizações que o tratam com carinho, atenção e respeito. Festejar o DIA DO CLIENTE também irá colaborar para o esforço de marketing das empresas no processo de fidelização de seus Clientes.
E está mais do que provado que Clientes fiéis, plenamente satisfeitos, compram mais, recompram e, além disto, indicam suas marcas e empresas favoritas. Cliente satisfeito é o que faz uma empresa sobreviver, crescer e progredir. Dependendo do ramo de atividade, a comemoração do DIA DO CLIENTE ensejará a realização de promoções conjuntas com fornecedores e com outras empresas, promoções de venda, o que terá reflexos diretos em seu faturamento. Servirá, ainda, para o aprimoramento de sua prestação de serviços, para a melhoria do clima interno e como reparação/capacitação para as vendas de final de ano, principal momento do calendário comercial.

Empresas que festejam o Dia do Cliente:







Não Fique parado...Festeje também, dia 15 de Setembro é Dia Do Cliente
www.diadocliente.com.br

Por: Arthur