GRANDES FRASES PUBLICITÁRIAS: ----- Não é só no futebol que é bom dar um passeio na Argentina. (Tam Viagens) ----- Se ficar parado fosse bom, a melhor parte da balada seria a fila. (Ford - Corsa) ----- Cartão-Postal. O único presente que é melhor mandar do que receber.(Havaianas) ----- Duas razões prováveis para uma noite mal dormida: um colchão muito ruim ou uma mulher muito boa. (Colchões Ortobom) ----- Apressado come cru, pra dar tempo de repetir. (restaurante japonês Madame Butterfly) ----- Férias é uma palavra que está sempre no plural porque ninguém quer tirar uma só. (TAM Brasil). ----- Ainda bem que Isaac Newton não nasceu no Brasil. Imagine descobrir a lei da gravidade debaixo de um coqueiro" (TAM Brasil). ----- Conversa. Uma das poucas coisas que você pode jogar fora sem dó. (CitiBank). ----- Pai só podia ser mesmo um cara parecido com você. Afinal, não era qualquer um que você deixaria sair com a sua mãe. (TACO – Dia dos Pais). ----- Se flores fossem melhores do que jóias, a noiva jogava a aliança e não o buquê. (Joalheria Bergerson). ----- Segurança, conforto, estabilidade. Tudo que uma mulher procura em um homem e um homem procura em um carro. (Peugeot 307) ----- O que engorda mesmo não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal. (Cia.Athlética). ----- Surfar é como voltar a ser criança. Você tem até que aprender a ficar em pé de novo. (Petrobrás – campanha de patrocínio). ----- Quando o campo é pobre, a esperança vem morrer na cidade. (Campanha de despedida de agência mineira que chegou a falência). ----- Se uma boa alimentação é importante para a sua vida, imagine para seu gato, que tem sete. (Guia Nossos Bichos)

domingo, 3 de junho de 2007

Marketing Virtual - A utilização do Secund Life




A linha que separa o mundo real do mundo virtual está ficando cada vez mais tênue, principalmente no que diz respeito à questão do marketing empresarial.

Num mundo onde a concorrência é cada vez mais acirrada, a força de uma marca empresarial - definida como um sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos - é de suma importância, chegando algumas delas, inclusive, por força de sua notoriedade e valor, passar a incorporar o ativo patrimonial das empresas.

E é pensando em ampliar seu target que muitas empresas fazem do mundo digital um novo nicho comercial,adotando em sua política de vendas a prática do chamado Web Marketing, ou Marketing Digital.

Uma das formas mais práticas e eficazes de se fazer Marketing Digital é através do uso dos e-mails marketing. Por meio deles, as empresas conseguem alcançar um público de consumidores cada vez maior, num espaço de tempo cada vez menor, e uma das razões para tal sucesso é que o e-mail, segundo estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, é o principal motivo de acesso dos brasileiros à Internet.

O sucesso de tal ferramenta ainda está aliado aos seguintes fatores: pró- atividade (a empresa se dirige ao cliente, ao invés de esperar um primeiro contato por parte deste); interatividade (o cliente interage direta e imediatamente com a mensagem); segmentação (a mensagem é encaminhada a um público alvo, selecionado por sexo, idade, formação, interesses, entre outros,aumentando ainda mais o retorno do marketing direto); agilidade (num mundo sem fronteiras, e onde a troca de informações pela rede é cada vez mais célere, em instantes milhares de pessoas de todos os cantos do mundo passam a figurar na qualidade de receptores das mensagens publicitárias); personalização (a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente); custo (a comunicação digital reduz custos de criação e envio); mensuração (o retorno da ação é acompanhado em tempo real através de acessos aos respectivos sites); e, principalmente, alta taxa de resposta (já que a adoção de tal recurso proporciona um elevado índice de retorno).

Porém, as estratégias de marketing não param por aí. Visando ampliar seus negócios, desenvolver campanhas de relacionamento direto e fortalecer sua marca no mercado, muitas empresas passaram a divulgar e fornecer seus serviços através de sites de relacionamento e programas de interatividade entre os usuários da Web.

Aproveitando a "febre" do momento, empresas dos mais diversos ramos, tais como telefonia, montadoras de automóveis, transporte e construção, passaram a fazer uso do Second Life para ampliar seus negócios.

Tal programa nada mais é do que um simulador da vida real, num mundo totalmente digital, onde os usuários assumem identidades e perfis criados por eles próprios (os chamados avatares), interagindo com usuários de todo o mundo, em tempo real.

E é exatamente essa interatividade que fez com que tais empresas transpusessem a barreira entre o mundo real e o virtual para vender seus produtos.

A estratégia adotada é a de comprar espaços nas chamadas "ilhas" - nome dado aos terrenos no Second Life -, e divulgar suas marcas naquelas de maior circulação, instalando lojas virtuais e lounges com o logo da marca, ossibilitando test drives virtuais, e até mesmo abrindo caminho para efetivar, no mundo real, a venda de seus produtos, seja direcionando seus possíveis clientes a estandes de venda, seja encaminhando os mesmos ao site da empresa, para a realização de uma compra e venda virtual.

E as expectativas de venda são grandes, já que atualmente o Second Life tem quase 5,5 milhões de usuários cadastrados, e os brasileiros formam a sua sétima maior comunidade.

Logo, se tais "vendas" prosperarem, a utilização do marketing virtual vai implicar diretamente num aumento ainda mais notável da celebração de contratos eletrônicos,
fomentando ainda mais um mercado que, dia após dia, tem novos usuários, e novos prestadores de serviço em ação, derrubando pouco a pouco a barreira que ainda resta entre o real e o virtual.




Por Claudia Roberta de Souza Inoue: crsi@densi.com.br
www.marketing.com.br